terça-feira, 29 de março de 2011

Meia Maratona de Mangualde

Mais uma prova, e ainda por cima, aqui ao lado de casa. Infelizmente, e apesar de uma boa organanização e de um percurso numa zona na qual gosto muito de pedalar, vários factores contribuiram para que este dia me corresse mal...



A organização: Já começa a ser tradição as provas de Mangualde iniciarem-se junto à Câmara Municipal, e na minha opinião, dá logo outra graça ao evento. Evento bastante bem organizado, apenas pecando pelas marcações, que sendo boas, tiveram duas falhas na minha opinião: um ou outro local menos bem marcado (fiz mais um km à custa disso) e o material utilizado pouco adequado por ser pouco visível (a organização explicou que foi o material que lhes foi oferecido). Os reforços não utilizei pois não senti necessidade, e o almoço não comi pois fui ter com a família, mas pelo que ouvi, estava óptimo. Quanto ao banho, não o tomei de água fria, logo para mim, tendo em conta outras provas, já não é nada mau! lol A minha prestação: Foi um óptimo treino, mas uma má prova. Uma semana de treino mal planificada, com um treino de corrida inédito (6km) e a deixar-me em más condições físicas (grande burrice!!!), juntamente com problemas no joelho derivado da queda da prova do último domingo, teve os seus efeitos hoje. O joelho acabou por nem chatear muito, mas as ameaças de cãibras ao longo do percurso, juntamente com o cansaço acumulado desta semana, obrigaram-me a um ritmo mais baixo do que seria normal. Numa prova com 178 participantes, cheguei a 18km do fim classificado para cima do 100º lugar. Mauzinho... Nessa altura, comecei a sentir-me um pouco melhor, e coloquei um ritmo constante, e assim fui até ao fim, conseguindo o 76º lugar, tendo neste período ultrapassado 25 atletas. Pelo meio, a juntar às contrariedades atrás referidas, um engano, uma queda (a maltratar ainda mais o joelho lesionado) e problemas mecânicos. Ía com expectativas de um top50, mas com tantas coisas que correram mal (durante e antes), não deu. O percurso: O percurso foi muito bom, com dureza qb, com um acumulado de 950m. No entanto, neste dia, a dureza aumentou muito com a chuva, com lama e mais lama e com o terreno pesadíssimo. O percurso foi ainda caracterizado por ter muita pedra, sendo nalguns locais bastante técnico. De resto, percurso espectacular, com uma passagem junto ao grandioso mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, infelizmente abandonado, oferecendo-nos paisagens fabulosas, apenas um pouco estragadas pela chuva e pelo nevoeiro. Como forma de conclusão, devo dizer que esta prova fica marcada na minha agenda para o ano, pela boa organização (que, tendo sido a primeira, acredito que ainda melhorará mais) e pelo óptimo percurso (para o ano espero que esteja um tempo melhorzinho).

Sem comentários:

Enviar um comentário