segunda-feira, 18 de abril de 2011

Meia Maratona de Estremoz

Serra d'Ossa faz mossa!

É o lema deste evento, que faz da parte principal do seu percurso a passagem por esta serra alentejana. Cá para cima, para a Beira Alta, as serras são um pouco maiores, mais escarpadas e com subidas muito mais longas, mas agora já percebo a razão da frase. Um constante sobe e desce, autêntico "parte-pernas", com pequenas mas muitas subidas inclinadas, que exige bastante do físico. Ou seja, além das paisagens fenomenais, uma dureza a condizer.

Foi a minha primeira vez neste evento, e ia com excelentes recomendações, e por isso, com expectativas muito altas. E tirando alguns aspectos, elas confirmaram-se.


Aspectos positivos:

- organização muito boa, com tudo a funcionar bem, rapidamente, e sempre com disponibilidade;
- a partida num local apropriado, com controlo zero (cada vez mais importante face a comportamentos menos próprios) e numa zona bonita e com algum público;
- marcações excelentes (só mesmo no castelo, na parte final é que eventualmente poderia haver alguma dúvida, pois de resto, do melhor que tenho visto);
- abastecimentos não utilizei, apenas as águas, mas pareciam-me completos;
- o percurso, muito bom, duro qb e com belas paisagens, e sem o barro e lama de outras edições;
- uma temperatura óptima;
- estremoz (adoro a cidade, acho das mais bonitas do país eh eh).

Aspectos negativos:

- não é um aspecto negativo, mas sim menos positivo, mas penso que poderia ter havido mais pontos de água, dado o calor e o pó que secava rapidamente a garganta;
- os banhos no quartel, com poucas condições para tanta gente;
- o almoço, muito mauzinho... Serviu de consolo o belo do pão alentejano, a chouriça e o queijo, e a cervejinha fresquinha, visto que o prato principal, a quantidade e a simpatia de quem o servia, terem sido pouco mais que péssimos;
- a má educação de muitos atletas, que continuam a deitar o lixo fora em qualquer local. Lamentável!...

O local de concentração, dentro do regimento de cavalaria, com muito espaço, mas como viríamos a descobrir, sem as condições ideais.


A partida, com muitos atletas, e ali, perto da frente da partida, a Herbalife Team!



Paisagens fabulosas e trilhos fantásticos na Serra d'Ossa.



Um local mítico do percurso, a subida ao castelo de Evoramonte.

A chegada à linda cidade de Estremoz, com uma dura subida ao castelo antes da chegada à meta.


A minha prestação:





Fui para esta prova com o objectivo de um top100, e infelizmente falhei. Foi por pouco, mas alguns erros alimentares, aliados à minha já lendária má partida, impediram-me que conseguir algo que era perfeitamente exequível. A posição 114º, com 3h04, tempo total, em 426 atletas que terminaram (eram perto de 500 à partida) foi razoável, mas não boa. Tenho de aprender a não comer demasiado perto da partida, nem beber líquidos antes do início da prova. Primeiro, para não variar, comecei mal, lento, com as pernas muito pesadas, e apesar de estar bem posicionado, perto da linha de partida, rapidamente fiquei muito para trás, com muitos concorrentes a ultrapassar-me. Para ajudar à festa, e apesar de ter ido duas vezes ao wc, comecei logo com vontade de urinar outra vez, e essa vontade, com os kms, foi-se transformando em dores de barriga, aflito. Aos 20km, não aguentei mais e tive que parar. Entretanto, já mais aliviado, começo a pedalar mais contente, até que passados alguns minutos, começo a sentir-me mal disposto a arrotar ao que tinha comido uma hora antes da partida. Andei assim, enjoado e mal da barriga até aos 40km, onde fui obrigado a andar mais devagar, a gerir a situação, à espera que a má disposição passasse. Depois da subida de Evoramonte, finalmente passou e comecei a andar a um ritmo mais alto, constante, tendo aí ultrapassado o meu colega de equipa (grande Armindo, que deu uma saudável luta), e mais um grande número de outros atletas, acabando no fim por conseguir o 114º. Bastava ter feito menos 3 minutos, para ficar dentro do objectivo. Mas, dadas as condições, não foi mau, mas sei que podia fazer bem melhor, e mais uma vez, vou aprendendo com os erros cometidos, esperando melhorar numa próxima ocasião, que será a 1ª etapa do campeonato Up and Down, Centro/Norte, em Vouzela, das mais duras da competição.


Foi uma boa prova, num evento que, não tendo sido perfeito, recomendo vivamente, com bastante gente a andar muito e bem! Deixo aqui um abraço a todos os acidentados (que não foram poucos). Que as melhoras sejam rápidas, e as pedaladas voltem depressa!

Sem comentários:

Enviar um comentário