terça-feira, 22 de março de 2011

Meia Maratona Oliveira do Hospital

A primeira prova do ano. Num belo dia de Sol e calor, na bontia zona de Oliveira do Hospital, mas encostas da Serra da Estrela e Serra do Açor, palco ideal para andar de btt. Foram 45km de constante sobe e desce, com piso muitas vezes técnico e até bastante técnico, pesado devido ao terreno, ora molhado e com lama, ora a abarrotar de agulhas de pinheiro, a abrandar significativamente o andamento, e com um acumulado de 1253m. Foi um percurso duro, mas muito interessante, com single tracks fabulosos e zonas de rochas muito fixes e por vezes, perigosas. Numa dessas zonas tive uma queda bastante aparatosa, felizmente apenas com alguns pequenos ferimentos. Acabou por ser um excelente treino em ambiente competitivo, e deu para aferir da minha forma actual. Senti-me razoavelmente bem, mas apenas com duas semanas de treino mais intensivo não podia pedir muito mais. Perto do fim, a 5 km da meta, numa fase em que me sentia bastante bem e a andar num ritmo razoável, ao sair da bike devido a uma rampa perigosa, tive uma caimbra na perna. A partir daí, para não voltar a ter caimbras, tive que dosear bastante o esforço e abrandar o ritmo.



De resto, foi uma organização razoável, com muita vontade e alguns erros. De mais positivo tenho de referir o percurso, fantástico na minha opinião, duro e com muitos singletracks bastante técnicos, o ambiente, mais descontraído dado o número pequeno de atletas participantes, e a chegada, num palanque no meio da Feira do Queijo, com muita gente a assistir. Menos positivo foram os cruzamentos sem ninguém. As marcações estavam, salvas algumas excepções, boas e claras, mas muitos cruzamentos em estradas de alcatrão secundárias não tinham ninguém. É um aspecto a rever. Penso ainda que deveria haver indicações de perigo em muitos daqueles singletracks bastante técnicos, com grandes inclinações e muitas vezes, no meio de rochas.


Numa prova com poucos participantes (na meia eram pouco mais de 60), acabei por ficar em 15º, o que, dada a condição física ainda longe do ideal, da queda e da caimbra que tive a 5km do fim, que me obrigou a abrandar muito o ritmo nesses últimos kms, já foi muito bom. Uma palavra de apreço para o Pedro Rodrigues, da equipa Guersan, que venceu a Maratona. Este é um daqueles malucos que fez a Vigia das Cruzes desde Aveiro.



Para a semana já há outra prova (Meia Maratona de Magualde), agora com mais participantes e muitos deles atletas do UpandDown, ou seja, com grau de dificuldade competitiva muito maior.

Sem comentários:

Enviar um comentário