quarta-feira, 25 de maio de 2011

Viseu - Fátima

Há já uns tempos que a ideia de fazer o trajecto Viseu-Fátima andava na minha cabeça, mas não era prioritário, pois outras aventuras estavam a ser planeadas. Quando uma delas teve que ser descartada, aproveitei para cumprir este meu objectivo.

Desde logo ficou mais ou menos assente que o percurso não seria o habitualmente feito pelos peregrinos (Viseu-SCDão-Luso-Nº1-Pombal-Fátima), pois apesar de ser o mais curto e o mais “fácil”, não é particularmente bonito (principalmente do Luso para a frente) e tem muito trânsito e muita confusão. Então, investiguei e acabei por planear eu próprio um percurso, baseado em estradas nacionais menos utilizadas e estradas secundárias. Assim, ficou definido o seguinte percurso: Barbeita(Viseu) – Lageosa do Dão – Tondela – SC Dão – Mortágua – Barragem da Aguieira – Porto da Raiva – Penacova – Ceira – Penela – Ansião – Ourém – Fátima. Este percurso, mais longo e com maior acumulado, tinha no entanto uma grande beleza e era muito mais calmo, sempre com pouco trânsito. http://www.gpsies.com/map.do?fileId=fptloaftwuhmwoim

Chegado o dia, logo o primeiro percalço e nem sequer tinha saído da quinta, pois ao fim de 20 metros a pedalar já estava furado!... Pronto, parar, encher o pneu, e voltar a andar, e ir à bomba mais próxima para colocar a pressão ideal, lá se foram 15 min e 1km a mais! Felizmente o líquido fez o seu trabalho, e não voltei a ter nenhuma chatice desse género.

Os primeiros 140km fizeram-se a um ritmo bom (23,5km/h), sempre a rolar sem forçar, apreciando a viagem e as paisagens. Gostei particularmente do troço entre Penacova e Ceira, pelo vale do Mondego: espectaculares paisagens, piso óptimo, sempre ondulado, e com muitos ciclistas. Muito bom. Mas todo o percurso foi bonito e apesar do acumulado alto, não houve nenhuma subida verdadeiramente complicada.


Lobão da Beira


Santa Comba Dão


Albufeira da Aguieira, em direcção a Mortágua.


Barragem da Aguieira


Livraria do Mondego



Penacova


Vale do Mondego


Penela


Ourém (a 10km do objectivo)


A partir dos 140km é que foram elas. Os meus treinos de resistência andam sempre entre os 60 e os 100km, por isso foi normal a partir de dada altura o corpo começar a reclamar. O joelho começou a avisar, a nuca e o traseiro começaram a ficar muito desconfortáveis, e até uma quebra de tensão tive (nada de especial, que logo foi resolvido com um pedaço de marmelada e 10min de descanso). Felizmente, os músculos das pernas aguentaram-se à bronca, e não me deram qualquer problema, além do normal cansaço nos últimos 40km. Mas tendo em conta as dificuldades que apresentei a partir dos 140km, até ao fim, e cada vez mais à medida que me aproximava do objectivo, o sofrimento foi muito. Mesmo muito. Já sofri bastante nalgumas ocasiões em cima da bicicleta, mas acho que esta foi a maior. Tanto foi, que quando finalmente cheguei, ao fim de 202km e 10h30 (9h13 a pedalar), emocionei-me bastante. A sensação do fim do sofrimento, misturado com aquela sensação que Fátima nos transmite, faz a emoção emergir e deixa-nos desarmados.





Mais uma conquista pessoal, e ao fim ao cabo, o sofrimento valeu a pena!

O descanso do "guerreiro"!


PS: O percurso inicialmente previsto tinha 190km, mas algumas alterações a meio da viagem mais um engano, aumentaram-lhe mais 12km, tendo a distância final sido 202km.

5 comentários:

  1. obrigado, nem imagina o jeito que deu o seu track... tb estou a pensar fazer o mesmo percurso mas com estadia em coimbra :)
    alguma dica?

    ResponderEliminar
  2. Bom dia! Se vai fazer o percurso em dois dias, torna-se tudo mais fácil. A minha dica é ir na "descontra" e apreciar devidamente a paisagem! eh eh

    Boa peregrinação!

    ResponderEliminar
  3. Caro Filipe,
    Eu tb estou a pensar fazer Viseu- Fátima em 2013. Por acaso não tem o percurso em formato digital que possa facultar?
    Cump.
    Ricardo

    ResponderEliminar
  4. Olá amigo Ricardo.

    O percurso está neste link. Se necessitar, pode fazer o download por lá.

    http://www.gpsies.com/map.do?fileId=fptloaftwuhmwoim

    Desejo-lhe uma boa viagem! Se decidir ir por este percurso, vai ver que nãose arrependerá!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Olá boa noite de Viseu até Fátima há algum caminho para a pratica do btt

    ResponderEliminar