terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Tróia-Sagres 2011

Objetivo cumprido!

Num evento cada vez mais direcionado para as rodas fininhas, lá fui eu com a minha bike de btt, com pneus médios 1.5, juntamente com o grupo Herbalife e o meu amigo Morgado, conquistar o extremo sudoeste do nosso país. (inicialmente tinha escrito a ponta mais ocidental da Europa, mas chamara-me à atenção que afinal o ponto mais a ocidente da Europa continental é o cabo da Roca, por isso, mea culpa)

O dia começou bem cedinho, antes das 5 da manhã! Depois do grupo juntar-se, rumámos a Tróia, local de partida desta grande aventura! Depois de dias e dias a adivinhar-se muita chuva e frio, aquele início de manhã afigurava-se bem mais agradável! Infelizmente, não durou muito, e a partir do Cercal, a chuva e o vento acompanharam-nos quase toda a viagem, e o frio, que era menor que nos dias anteriores, com o corpo molhado, tornou-se bem agreste! Poderei dividir esta aventura em três fases:


1ª fase: Tróia-São Torpes
Começámos por um ritmo moderado, não porque fosse uma fase com grandes dificuldades, mas com vista à gestão do esforço, já que ainda eram 204km, e o objetivo era chegarem todos e não fazer este ou aquele tempo ou média! Mais tarde, alguns imprevistos, como uma falha de comunicação, que me obrigaram a fazer 15km, depois de uma paragem devido a um furo, sozinho, para apanhar novamente o grupo! Foi um bocado chato, mas lá passou. A não ser que seja mesmo impossibilitado, eu cumpro os meus objetivos na íntegra! Nem que demore mais tempo! A ideia é essa, não? Entretanto, com mais uma paragem para outro furo e para o primeiro abastecimento, o ritmo perdeu-se.

Os cinco aventureiros (da esquerda para a direita): Filipe Granjo, Armindo Vieira, Joaquim Cruz, Filipe Araújo e Pedro Morgado.





2ª fase: São Torpes-S. Teotónio
A partir da primeira paragem, as dificuldades de um dos elementos, devido a uma má opção de calçado, agravaram-se, e para piorar a situação, começou a parte mais complicada da viagem, dado que havia mais subidas, e principalmente, muita chuva, vento forte e frio... Até aos 140km, foi um avanço lento e um pouco sofrido, por tudo o que foi dito atrás, e ainda, pelo início do maior desconforto na nuca e no traseiro.




3ª fase: S. Teotónio-Sagres
Depois da segunda paragem para abastecer, aos 140km, as coisas melhoraram. Eu vesti mais uns calções, que diminuíram bastante o desconforto atrás, e a nuca, com os exercícios que ia fazendo, começou a acalmar, e substitui algum do meu vestuário encharcado por outro seco. Entretanto, descobri o problema do nosso parceiro, e lá consegui resolver de forma a que conseguisse manter-se na viagem. O ritmo continuava lento, no entanto, era mais regular. A partir desta fase, houve uma espécie de separação. Os mais rápidos iam à frente, e os mais lentos, um pouco atrás, e a dada altura, houve mesmo separação. Encontrámos-nos novamente em Sagres. Nos últimos 40km o ritmo foi gradualmente aumentando, fruto de uma boa gestão do esforço e também, da motivação pelo aproximar da meta. Estes últimos kms acabaram por ser os mais fáceis, e talvez, os mais saborosos, com um bom ritmo, à noite e na companhia de outros aventureiros! Foi verdadeiramente, um "acabar em força"!




A partir do início dos problemas do nosso parceiro, mantive-me sempre junto a ele até ao fim da viagem, sempre na tentativa de apoiar e motivar para terminar a aventura! E esse foi também um objetivo alcançado! Foi um dia de grande aventura e de uma bela conquista, mas também de grande sofrimento e sacrifício. Parabéns ao meu sogro, que, apesar de todos os problemas, conseguiu chegar ao fim! Como já dizia o outro, a dor é temporária, mas a glória é eterna! E ao fim de alguns dias, depois das dores terem passado, o que fica é mesmo a sensação de "dever" cumprido, e a recordação de um momento de orgulho, de um momento de superação! Tal como na vida, e tal como diz o outro, a vida é uma maratona, e não um sprint, e como tal, há alturas melhores e piores, e para desfrutar dos melhores, temos que conseguir ultrapassar os piores!



O dia acabou às 4 da manhã, depois de uma longa viagem, com paragem para jantar na Guia, onde saboreámos o seu famoso frango, enquanto víamos o Real-Barcelona! eh eh! Que belo dia!




Resumindo, grande dia de ciclismo, com centenas e centenas de ciclistas e bttistas na estrada pela costa sul rumo ao extremo sudoeste do nosso país. A todos os que terminaram, parabéns, e aos que não terminaram, não desistam, para o ano há mais!


Deixo aqui o link para o rescaldo do meu amigo Morgado, um dos aventureiros que me acompanhou! Ler aqui.


Dados finais:

Hora de saída:8h
Hora de chegada: 19h30
204km
9h37 a pedalar
1390m acumulado

1 comentário: