sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Meia Maratona BTT Cocheiros

Três e meia da manhã, acordo. Olho para o telemóvel e vejo as horas. Tinha colocado o despertador para as 3h45, mas a ansiedade despertou-me mais cedo. Era dia de prova, e o local era nos confins de Portugal, mais precisamente, em Santo Aleixo da Restauração, próximo de Barrancos. St. Aleixo é uma bonita aldeia alentejana, rodeado de serras com pouca altitude, mas tipo carrossel, que viemos a descobrir, com muito sobe e desce, autêntico quebra-pernas.

O pessoal da Herbalife Team fez com boa disposição a longa viagem, na expectativa de uma prova bem organizada e com um percurso exigente e de beleza paisagística. Felizmente, foi isso que aconteceu, e viemos de lá com a sensação de expectativas superadas.


Pontos positivos:

- secretariado rápido e bem organizado;
- as lembranças (se bem que sejam o menos importante), foram muito boas dada a organização pequena e de uma aldeia alentejana: oferecer um Jersey, um bidon, mais umas coisitas além de tudo o resto que se pede numa prova, é muito bom para 20€.
- ambiente da aldeia, toda envolvida neste evento, dando um bonito colorido à prova, e um apoio popular muito apreciado, principalmente na chegada, digna de qualquer chegada de alguma prova oficial! Muito bom!
- condições oferecidas foram as adequadas, e as exigíveis dado ser uma pequena aldeia com (muito) poucas infraestruturas;
- Percurso tipicamente alentejano, bonito e duro qb, como se pretende.
- almoço, era razoável, e muito mais não se pode exigir, e não faltou a bela do fino à descrição, o que num dia de autêntico Verão, veio mesmo a calhar!




Pontos menos positivos:

- nas condições oferecidas, houve para mim uma grande falha: as casas de banho foram poucas, muito poucas.

Não houve, na minha opinião, pontos negativos.



Percurso:
Percurso tipicamente alentejano, com a particularidade de ser uma zona serrana e logo, sem praticamente, zonas para rolar, mas sim, e apenas, subir e descer. Foram quase 50km sempre do mesmo, ora subia-se (e muitas vezes com uma inclinação significativa), ora descia-se. Um autêntico parte-pernas, onde não havendo grandes subidas, no final, tivemos quase 1000m de acumulado. Para o Alentejo, é obra! Apesar de algo duro, como eu gosto, e apesar do calor, absolutamente impróprio para Outubro, foi um percurso agradável de se fazer. De referir aquela rampa brutal antes da recta da meta, com uma inclinação enorme e com muita gente a apoiar! Eh eh





Prestação:
Apesar de ter sido um óptimo dia de BTT, e apesar da boa classificação, não gostei muito da minha performance. Senti-me muito cansado, poucos kms após o início, e assim foi quase até ao fim. Tentei colocar um ritmo constante e elevado, mas a dada altura, o ritmo era constante, mas não muito alto, e durante esse período (quase até aos 40km), fui, ora sendo ultrapassado, ora conseguindo-me manter com um grupo à vista. Ainda por cima, poucos kms após o início da prova, ía eu a ganhar rapidamente lugares, quando me meto atrás de um grupo numeroso e vou atrás deles à confiança. Pois, acabámos todos num beco sem saída, onde a única solução era passar por cima de muro, onde só se conseguia passar um a um. Do outro lado do muro, onde passava o verdadeiro trilho, era vê-los aos magotes a passar por nós… E eu no fim do grupo, tive que esperar que todos saltassem o muro. Perdi ali minutos preciosos! Nos últimos 10km, quando me senti um pouco melhor, aumentei um pouco o ritmo, e aí, foi passa-los até ao fim! Só aí ultrapassei mais de 20 atletas, tendo no final chegado na 53ª posição, em 207 participantes na prova da meia maratona. Uma palavra para o meu colega Armindo, que desta vez chegou à minha frente, tendo feito um excelente 40º lugar! Quanto aos restantes elementos da Herbalife Team, todos conseguiram posições bastante razoáveis para o seu escalão etário!

Armindo Vieira – 40º
Filipe Araújo – 53º
João Pereira – 125º
Joaquim Cruz – 149º
Filipe Granjo – 163º









Sem comentários:

Enviar um comentário