terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Vigia de S. Salvador

Depois da aventura a solo, ficou combinado com alguns amigos bttistas um novo ataque à vigia de São Salvador.
Foi feita a recruta, e comprometeram-se quatro bravos homens a estar na rotunda do Viso, em Viseu, para uma bela manhã de btt! Entretanto, a conselho do Morgado, convidei quem quisesse aparecer através do tópico da aventura a solo no forumbtt, e bem lembrado foi, pois dessa maneira tivemos a companhia de mais três bravos, ainda por cima, com muito boa pedalada!






Tirada a foto da praxe, seguimos em direcção aos trilhos da serra do aeródromo, só parando no marco geodésico a este da pista. Aqui o pessoal aproveitou para meter algum combustível no corpinho, pois a grande subida ainda aí vinha. Depois do estômago mais recomposto, toca a descer até ao rio Vouga. Pelo meio, uma contrariedade, mas que com ajuda do pessoal, durou pouco tempo.


A partir do rio Vouga, foi sempre a subir até chegarmos à vigia. Relativamente ao percurso da primeira volta, fiz uma alteração, para aproveitar mais alguns bons trilhos nesta zona, e assim, a subida acabou por ser mais longa, mas ainda mais bonita, pois entrámos em trilhos na encosta virada para a serra do Montemuro, com uma vista fabulosa. Depois de bastante tempo a pedalar, de um encontro com um grupo bem numeroso (e ruidoso) de motards, e uma queda bem embaraçosa da minha parte (ainda estou a habituar-me aos pedais de encaixe eh eh), lá chegámos ao objectivo da volta – a vigia de S. Salvador! Lá se parou para reabastecer a “máquina”, apreciar a paisagem e mais uma foto da praxe, e só depois se seguiu adiante!





A partir daí, foi quase sempre a descer até à barragem da Várzea, e daí, até ao rio Vouga. Descidas vertiginosas, com zonas bem técnicas e inclinadas! “É por aí?!!!” Perguntaram-me quando viram uma das descidas! Eh eh! Espectáculo!

Depois do rio, foi sempre a subir até Cavernães. Devido a problemas físicos de um dos colegas (grande Coelho, que se aguentou à bronca apesar do joelho!), demorámos mais tempo que o previsto, e a partir daí fizemos o resto por estrada.

Foram 70km e 1400m de acumulado de puro btt, e em boa companhia! Não há muitas maneiras melhores de passar uma manhã de domingo!!!

PS: para verem imagens das paisagens deste passeio, ver aqui, local da primeira crónica da conquista da vigia de São Salvador!

Sem comentários:

Enviar um comentário